Vestibulares da UTFPR terão cotas públicas

Os procedimentos operacionais para a execução do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) no Norte do Paraná integrarão a ementa da palestra a ser proferida na próxima sexta-feira no Hotel Sumatra, em Londrina, pelo assessor de Programas e Projetos Educacionais do Ministério da Educação, José Parente Filho, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Ele vem a convite do presidente da Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento da Educação Profissional do Congresso Nacional e membro da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, deputado Alex Canziani (PTB).
A palestra começa às 9 horas e é voltada a prefeitos, vereadores, secretários municipais de Educação, professores e colaboradores da área de Londrina e do Norte do Estado, particularmente para os municípios das regiões da Amepar, Amunorpi, Amuvi e Amunop.
O motivo que levou a Frente e o deputado a promoverem o evento é bem claro: “O governo já anunciou o Plano [PDE], e agora chegou a vez de os municípios verem como ele vai funcionar na prática”.
Parente Filho vai explicar, tecnicamente, como podem ser realizadas as parcerias.
ADESÃO – O Ministério da Educação desenvolveu uma ferramenta para auxiliar os gestores municipais a aderirem ao Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, que integra o Plano de Desenvolvimento da Educação. O documento será discriminado durante as palestras, e inclusive leva em conta uma projeção do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) referente aos anos iniciais e finais do ensino fundamental.
O termo de adesão contém as 28 diretrizes, que deverão ser implementadas por municípios e estados em seus sistemas de ensino.
Ao assinar o termo de adesão, por exemplo, o prefeito assume o compromisso de mobilizar a comunidade e suas lideranças, os profissionais da educação do município, pais e alunos, os meios políticos e administrativos e os recursos municipais disponíveis para, em parceria com o MEC e o Governo estadual, implementarem as diretrizes estabelecidas e melhorarem os indicadores educacionais.
O apoio do MEC para o cumprimento dos objetivos estabelecidos no documento será na forma de assistência técnica ou financeira.