Apucaranenses estudam parceria com Ipem

AssCom Alex Canziani
24 de agosto de 2007 - 16:57 h

A Associação Comercial e Industrial de Apucarana (Acia) vai estudar a formalização de um possível convênio com o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, através da regional de Londrina do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem/Inmetro). Quem também deverá estudar algo semelhante são a APL Bonés, de Apucarana, e o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), presidido pelo empresário apucaranense Umberto Cilião Sacchelli.

A proposta partiu do deputado federal Alex Canziani (PTB), que hoje de manhã esteve acompanhando uma comitiva de empresários apucaranenses até as futuras instalações do Complexo Metrológico de Londrina, que está sendo erguido no Parque Industrial de Londrina (Avenida das Maritacas s/n, Região Leste).

O complexo, mantido pelo Ipem/Inmetro, terá laboratórios para ensaios e testes de diferentes produtos. A nova unidade vai custar entre R$ 7 milhões e R$ 10 milhões e deverá iniciar as operações até o final de setembro.

“Poderemos atender a Acia, a APL e a CICB sem problemas”, garante o gerente regional do Ipem, Marcelo Trautwein, que na próxima semana deverá receber também visitantes da indústria moveleira de Arapongas.

MUNICÍPIOS – O Ipem de Londrina abrange 99 municípios do Norte do Paraná e hoje atende num acanhado espaço localizado próximo do Aeroporto local, na Avenida Santos Dumont. “Já aqui no novo complexo teremos boas condições para atender a demanda”, avalia o gerente, que na ocasião estava assessorado pela engenheira têxtil do instituto Melissa Ribeiro Kffuri.

A unidade atuará em diferentes segmentos, incluindo a área têxtil, a de flamabilidade, alimentos e também na de equipamentos médicos, cuja seção especial também está sendo concluída no local.

“Podemos dizer, sem sombra de dúvidas, que teremos aqui o complexo laboratorial mais moderno do país”, exaltou-se Trautwein, em sua explanação aos presentes. O Brasil tem apenas três laboratórios de certificação.

O gerente do Ipem, idealizador do complexo, salientou ainda os convênios especiais que também estão sendo formalizados com a Universidade Estadual de Londrina e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná, o que possibilitará o incremento das atividades afins do instituto.

Na visita da manhã, aliás, também esteve presente o diretor do campus de Apucarana da UTF, professor Aloysio Gomes de Souza Filho. Tanto a UEL quanto a UTF vão ocupar parte das instalações do complexo.

PRESENÇAS – Marcaram presença durante a visita técnica a presidente da Acia, Maria Isabel Lopes; o representante da APL Bonés, Marcos Alessandro Teixeira; o diretor de Negócios Internacionais da indústria Apucacouros, Umberto Bastos Sacchelli Neto; o de Compras, Antônio Dequech; e o presidente da Câmara Municipal, Mauro Bertoli, além de Canziani e de Souza Filho, da UTF.