Marca pode melhorar turismo em Lunardelli

AssCom Alex Canziani
13 de novembro de 2017 - 19:37 h

A implementação de uma identidade visual pode ser o caminho para estimular ainda mais o turismo religioso na cidade de Lunardelli. O prefeito Reinaldo Grola (PTB), através de uma ação direta do deputado federal Alex Canziani (PTB), promoveu um concurso para a escolha da imagem que representará a nova campanha promocional do município.

O concurso extraoficial foi vencido pelo design-gráfico Ederson Benassi, da Benassi Publicidade e Propaganda, estúdio de comunicação de Apucarana. Ele venceu outros sete trabalhos apresentados por profissionais liberais e agências de publicidade de Lunardelli, Apucarana, Ivaiporã e Londrina. A seleção e todo o processo de escolha foram conduzidos por uma comissão que envolveu o prefeito, secretários municipais, o deputado e técnicos do Sebrae de Londrina.

Para elaborar o conceito da imagem, explica Benassi, utilizou-se como referência os traços arquitetônicos do célebre Santuário de Santa Rita de Cássia, da cidade. “É composto por três elementos gráficos principais que harmonizam-se: o santuário, a escrita ‘Lunardelli Capital da Fé’ e o vitral em arco”. Também dentro da identidade, as cores azul e amarelo utilizadas na marca remetem ao brasão do município.

Segundo o deputado Alex Canziani, que idealizou o concurso, Lunardelli já é pujante e por isso mesmo merece explorar ainda mais as possibilidades religiosas e comerciais. Conforme disse, a proposta é envolver principalmente a iniciativa privada, clubes de serviço e entidades sociais da cidade na utilização da marca (produção de produtos personalizados como bottons, bonés, camisetas, bandeiras e canecas), de forma a publicizar e disseminar a ideia do município como a “capital da fé”. Para ele, o turismo é a “indústria sem chaminé” que, quando bem executada, possibilita dividendos econômicos para o município e, por conseguinte, geração de emprego, renda e desenvolvimento social.
RELIGIÃO – Lunardelli virou destino de grande peregrinação turística. A gruta que guarda a imagem da santa, doada em 1963, quando o município ainda era um distrito, é um local de peregrinação permanente. Algo em torno de 400 mil romeiros, de todas as localidades do país, chegam à cidade anualmente. A devoção à Santa Rita de Cássia, conhecida como a santa dos desesperados ou das causas impossíveis, fez com que a paróquia fosse elevada à condição de santuário há seis anos.

Na foto aparecem Alex Canziani, prefeito Reinaldo Grola, secretário de Turismo, Francisco Aparecido Izidoro e o secretário de Agricultura Luiz Carlos Gomes Jardim em audiência no escritório parlamentar regional do deputado, em Londrina.