Vôos diretos ajudam turismo, diz Canziani

O programa Pinga Fogo, da Rádio Câmara, discutiu hoje com os deputados Alex Canziani (PTB-PR) e Lídice da Matta (PSB-BA) as perspectivas para os próximos anos no setor de turismo, os investimentos para a área e a formação de mão-de-obra. Canziani é coordenador da Frente Parlamentar do Turismo e Lídice da Matta é presidente da Comissão de Turismo e Desporto.
Canziani ressaltou que a ampliação de vôos diretos para diversas cidades brasileiras e qualificação da mão-de-obra que atua no setor são fatores que podem alavancar o turismo no País. Lídice da Matta lembrou que é preciso também qualificar o empresariado para saber investir bem, gerir bem seu negócio.
No ano passado, de acordo com o Ministério do Turismo, 6, 3 milhões de turistas estrangeiros visitaram o País. Nas viagens nacionais, o número de turistas chegou a 46, 3 milhões.
Os parlamentares analisaram os diversos tipos de turismo que o Brasil oferece, como o de negócio, o religioso e o esportivo. “O turista que vem a negócio gasta mais do que o turista tradicional e pede nota fiscal, o que contribui para aumentar a arrecadação de impostos”, disse Canziani, lembrando que São Paulo é um centro desse tipo de turismo.
ORÇAMENTO E VIOLÊNCIA – Sobre financiamento do turismo, Lídice da Matta ressaltou que os investimentos federais são fundamentais para as cidades melhorarem sua logística para receber o turista. “Geralmente, os municípios brasileiros são pobres, tem dificuldades para fazer investimentos grandes em infra-estrutura”, disse a parlamentar. “A cidade que é boa para o turista visitar é a cidade que é boa para a população viver. Esse é o nosso desafio”, resumiu Lídice da Matta.
Os deputados comentaram ainda que o impacto da violência e da crise do setor aéreo no turismo. “O apagão aéreo foi uma questão localizada e eu acredito que isso será resolvido. O problema maior é a violência, que gera insegurança para os turistas estrangeiros e brasileiros, e que repercute muito no exterior”, analisou Canziani.
PLANEJAMENTO – Sobre as perspectivas para o setor, Lídice da Matta disse que o Ministério do Turismo tem um plano de metas claro e lembrou que nos últimos cinco anos o número de turistas visitando o País dobrou. Apesar dos números otimistas, a deputada lembrou que ainda há muito espaço para o setor crescer. “Aproximadamente 5 milhões de turistas estrangeiros visitam o Brasil a cada ano, enquanto o México recebe 22 milhões.”
Alex Canziani afirmou que o orçamento do setor tem aumentado a cada ano, o que demonstra que o governo sabe que essa área gera emprego, renda e oportunidades para o País. “Em 2003, o orçamento do Turismo tinha R$ 315 milhões, hoje tem R$ 1,8 bilhão.”
(AGÊNCIA CÂMARA)