Universidade aberta vai onde os alunos moram

Um projeto de ensino superior à distância, a ser realizado ainda este ano através do Ministério da Educação, ganhou o apoio do deputado federal Alex Canziani (PTB), que quer expandir a proposta no Paraná. O ensino à distância é uma modalidade de cursos superiores gratuitos a ser realizada nos rincões do país, onde não há faculdades ou universidades públicas estabelecidas fisicamente. As aulas são oferecidas através de teleconferências e de monitores instituídos nas cidades-pólos estabelecidas para esta finalidade.
“Hoje o jovem não pode estudar onde não tem ensino superior. Através deste projeto, se for bem realizado, estaremos dando esta oportunidade”. O diploma oferecido ao final dos cursos incluídos no projeto têm o mesmo valor dos ofertados pelas faculdades e universidades clássicas ou convencionais.
Canziani está viabilizando o Universidade Aberta em cidades-pólos como Ibaiti, Paranaguá, Paranavaí e Siqueira Campos, e outros municípios também serão futuramente contemplados.
O parlamentar lembra ainda que nos próximos dias o MEC deverá publicar um edital oferecendo novos cursos superiores e cursos técnicos dentro desta modalidade. “O Ministério vai abrir 61 mil novas vagas este ano e por isso queremos ampliar a Universidade Aberta”, justifica Canziani, que quer estimular outros municípios paranaenses.
OUÇA AQUI:
Alex luta por Universidade Aberta