Reforma política dominará discussões em 2007

AssCom Alex Canziani
20 de outubro de 2006 - 18:12 h

Os parlamentares da próxima legislatura do Congresso Nacional deverão debruçar em assuntos importantes nos próximos quatro anos. A reforma política é quase uma unanimidade entre os novos deputados federais e senadores, mas também há outros temas tão importantes quanto.

Reeleito com 111.472 votos no pleito de 1º de outubro, o deputado federal paranaense Alex Canziani (PTB) já elenca alguns assuntos: “Dentro da necessária reforma política, precisaremos rever questões importantes e essenciais”.

Canziani é a favor, por exemplo, da implantação do voto distrital misto, da coincidência de mandatos e da criação de mecanismos mais rigorosos para a garantia da fidelidade partidária. Em seus 17 anos de carreira, o parlamentar paranaense permaneceu por 14 anos no PTB.

Sobre os mandatos, Alex Canziani não vê sentido realizar eleição a cada dois anos. “O país pára de dois em dois anos e isso não pode. O processo eleitoral neste molde acaba prejudicando inclusive a governabilidade”, salienta ele, acreditando que, depois de dez anos de experiência com urna eletrônica, o eleitorado brasileiro pode muito bem decidir, a cada quatro anos, por exemplo, quem ele quer para presidente da República, senador, governador, deputado federal, deputado estadual, prefeito e vereadores, “tudo de uma vez só”.

Canziani espera que essas discussões comecem já em 2007.