Canziani também lança em Ibaiti

AssCom Alex Canziani
29 de agosto de 2006 - 11:38 h

A Universidade Aberta, que começará a funcionar em Ibaiti a partir do próximo ano, inserirá esta cidade no maior programa de educação à distância no Brasil. É o que garante o deputado federal Alex Canziani, candidato à reeleição e que está por trás da implantação do programa na cidade. Ele esteve ontem na cidade lançando a sua campanha na região.

Para Canziani, a Universidade Aberta “será o começo de uma nova dimensão cultural para Ibaiti, cujos jovens esperamos que também se beneficiem da proximidade da Universidade Tecnológica Federal, que conseguimos para Londrina e Cornélio Procópio”.

O lançamento da campanha foi na Casa do Advogado, na Ordem dos Advogados do Brasil, localizada atrás do Fórum.

HISTÓRIA – Ibaiti faz parte do processo de ocupação histórica do Norte Paranaense, iniciado na década de 30. O fluxo migratório, de São Paulo com direção ao Norte do Paraná, foi motivado pelas elevações no preço do café no mercado internacional. Assim, o sistema de colonato, com a maioria da população vivendo em colônias de casas, nas fazendas, marcou a vida na região durante décadas. Esse sistema vigorou em todo o chamado “Norte Pioneiro”, que foi se expandindo com o avanço da cafeicultura.

Com o esgotamento do ciclo cafeeiro, a região passou a se dedicar também à agro-indústria, além da agricultura se mecanizar e diversificar.

Criado através da Lei n°02 de 10 de outubro de 1947, o município foi instalado em 09 de novembro do mesmo ano, sendo desmembrado de Tomazina.