Cambé: Estado garante equipamentos da UTI

O governador Roberto Requião (PMDB) garantiu a instalação dos equipamentos da futura Unidade para Tratamento Intensivo da Santa Casa de Cambé.
O anúncio de que o Estado vai instalar os equipamentos da UTI de Cambé foi feito pelo próprio governador durante visita que fez à cidade ano passado. “O governo garante os equipamentos para 10 leitos de UTI”, disse Requião em discurso no Calçadão dia 17 de agosto.
A diretora-Geral da instituição, Izabel Aparecida da Silva, comemora: “Assim, a Santa Casa de Cambé será um hospital terciário, com capacidade para fazer os tratamentos especializados.
A Unidade de Terapia Intensiva da Santa Casa de Cambé terá 10 leitos, além de outras melhorias, como um novo Centro Cirúrgico, com seis salas, e uma semi-UTI. Mas esta conquista exigiu décadas de lutas, tentativas e gestões de todos os segmentos da comunidade local. Finalmente chegou-se à conquista que reúne recursos da União, do Estado e do próprio Município.
A obra civil será construída com recursos do Governo Federal, através do Ministério da Saúde do ministro Agenor Álvares. Os equipamentos ficarão a cargo do Governo Estadual. Já a manutenção terá de ser realizada pelo próprio hospital. “Recebemos contribuição da Prefeitura e, indiretamente, também dos governos federal e estadual através do SUS (Sistema Único de Saúde). Mas, para todos os efeitos, a manutenção ficará a cargo da própria Santa Casa”, explica Izabel, fazendo coro com o presidente do Conselho Diretor da Santa Casa, Antônio de Alencar.
A participação federal foi conseguida através de históricas gestões da própria Santa Casa e das lideranças políticas – especialmente do prefeito Adelino Margonar, do ex-prefeito e então diretor de Sistemas de Saúde do Paraná Gilberto Martin e do deputado federal Alex Canziani.
A contribuição estadual também exigiu a intervenção de todos, principalmente do prefeito Adelino e do ex-prefeito Gilberto Martin, que integrava a equipe do Governo do Estado.
(COM ASSESSORIA DE IMPRENSA DA PREFEITURA DE CAMBÉ)