Alex anuncia para julho inscrições para UTF

AssCom Alex Canziani
27 de junho de 2006 - 18:04 h

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná deixará aberto, entre 16 de julho a 30 de setembro, o prazo para as inscrições do concurso público destinado ao preenchimento dos cargos de docente e técnicos administrativos destinados à unidade de Londrina, que deverá ser implantada e iniciar as atividades a partir do próximo ano. A data do concurso, porém, ainda será marcada, mas espera-se que seja em outubro.

A informação é do presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Educação Profissional do Congresso Nacional, deputado federal Alex Canziani (PTB), um dos coordenadores para a implantação da universidade no município.

O parlamentar paranaense está de posse do extrato do edital anunciando o concurso, que foi publicado pelo Departamento de Recursos Humanos da UTF na edição de hoje do Diário Oficial da União.

No caso dos cargos dos professores serão oferecidas oito vagas para o concurso, e os dos funcionários deverão ser definidos em um próximo edital a ser publicado até esta sexta-feira, dia 30.

Segundo Canziani, outra etapa da UTF de Londrina está sendo superada com a publicação do edital. “Com a abertura das inscrições estamos dando um passo importante para a instalação da unidade londrinense, que vai beneficiar toda a região”.

O primeiro curso será o de Tecnologia em Alimentos, que deverá começar ainda no primeiro trimestre de 2007. A Prefeitura, aliás, se compromete a locar um imóvel, de aproximadamente 600 metros quadrados, para que a UTF inicie as aulas de forma provisória até que o campus universitário seja implantado. Uma área de 72 mil metros quadrados, na Região Leste da cidade, já foi indicada pela Administração municipal para doação e implantação definitiva do campus.

RESULTADOS – O pró-reitor de Planejamento e Administração da instituição, Vilson Ongaratto, informa que o concurso e a homologação dos resultados das provas deverão acontecer até novembro: “Os contratos de trabalho deverão ser firmados a partir de 2 de janeiro”, emenda.

A unidade de Londrina deverá ter cerca de 20 professores e 16 funcionários, mas Ongaratto informa que boa parte dos seus quadros, porém, deverá ser formada por remanejamentos internos de profissionais já atuantes em outras unidades da UTF no Estado.

REQUISITOS – Para disputar o concurso público para docente, o interessado deverá possuir alguns requisitos: a) ser brasileiro nato ou naturalizado ou, ainda, no caso de nacionalidade estrangeira, apresentar comprovante de permanência definitiva no Brasil; b) estar em gozo dos direitos políticos; c) estar quite com as obrigações militares e eleitorais; d) ser portador de diploma de graduação em curso superior e pós-graduação, exigido para o cargo a que irá concorrer, conforme Anexo I; e) possuir aptidão física e mental para o exercício das funções do cargo; f) ter idade mínima de 18 (dezoito) anos; g) não ter sofrido, no exercício de função pública, penalidade incompatível com a investidura em cargo público federal; h) não receber proventos de aposentadoria ou cargo em atividade que caracterizem acumulação ilícita de cargos.

O concurso terá validade de um ano, a contar da data de publicação de sua homologação no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, mediante ato próprio da autoridade competente.

Mais informações sobre o concurso poderão ser obtidas ainda esta semana no site da universidade: www.utfpr.edu.br.