UTF: edital do concurso sai até dia 30

AssCom Alex Canziani
8 de junho de 2006 - 17:14 h

A Universidade Tecnológica Federal (UTF) do Paraná vai publicar, até dia 30 deste mês, o edital anunciando o concurso público visando o preenchimento de vagas de novos professores e funcionários. As vagas serão destinadas a alguns campi da instituição, como Campo Mourão, Dois Vizinhos e Toledo, e para os futuros campi de Londrina e Apucarana.

A informação é do reitor da UTF Eden Januário Netto, que esteve nesta quinta-feira (08) em Brasília acompanhando a solenidade do programa de expansão da rede federal de educação profissional e tecnológica, capitaneada, no Palácio do Planalto, pelo próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo ministro da Educação, Fernando Haddad. Na ocasião, o presidente anunciou a criação de 2.820 cargos para professores e 3.430 cargos para servidores técnico-administrativos a serem preenchidos por concurso público.

Do total de vagas, 1.500 serão preenchidas já este ano, inclusive as que se referem à Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Estão previstas, por exemplo, 36 vagas (professores e técnicos administrativos) para a instalação da unidade de Londrina, 35 para a futura unidade de Apucarana e 34 para a de Toledo, e também atende a defasagem que existe nos quadros funcionais dos campus já existentes em Campo Mourão e Dois Vizinhos.

Os cargos estão previstos numa Medida Provisória anunciada pelo presidente.

DATA DAS PROVAS – Segundo o reitor Éden Januário Netto, o edital do concurso deverá constar a data das provas e as áreas de atuação dos docentes e dos técnicos administrativos, a forma de efetivação dos cargos e outras informações inerentes. “A Medida Provisória consolida o nosso planejamento e está dentro do que prevíamos”, comemora o reitor.

Para o presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Educação Profissional do Congresso Nacional, deputado federal Alex Canziani (PTB), mais uma etapa foi avançada: “Agora estamos na expectativa do concurso público e do início das aulas”, destaca o parlamentar, referindo-se às unidades de Apucarana e de Londrina, as quais está ajudando a implementar.

No caso de Londrina, ainda falta a Prefeitura doar um terreno para a construção do campus, mas existe um projeto para que as aulas sejam realizadas provisoriamente em imóveis que seriam locados até a entrega do novo complexo.

Januário Netto, da UTF, salienta que o ano letivo dos dois campi está previsto oficialmente para o primeiro semestre de 2007. Em Apucarana começa com o curso de Técnico em Indústria do Vestuário; e em Londrina, com o de Tecnologia em Alimentos.