Consórcio começa aula prática em Apucarana

Após pouco mais de dois meses de instrução teórica, os 158 jovens estudantes de baixa renda que participam do Consórcio Social da Juventude “Vida Nova”, de Apucarana, iniciaram esta semana o período de aulas práticas.
Cada um pôde escolar uma entre as várias vertentes profissionais oferecidas. Serão 200 horas de aulas práticas em complemento à mesma carga horária de aulas teóricas – português, matemática, informática e atendimento ao público.
O Consórcio atende jovens com idade entre 16 e 24 anos que nunca tiveram um emprego com carteira assinada e que participam da iniciativa a fim de obter capacitação profissional e, por conseqüência, mais e melhores oportunidades de trabalho, emprego e renda.
Na lista de opções estão os cursos de beleza estética e panificação desenvolvidos pelo Centro para o Resgate à Vida Esperança (Cepes), auxiliar administrativo em recursos humanos pelo EDHUCA, além de três cursos ofertados pela A.FACHISA: confecção de bonés e costura em couro (Escola da Oportunidade) e auxiliar administrativo com ênfase em supermercados (Departamento de Tecnologia e Ensino Superior – sede do Consórcio).
De olho no mercado de trabalho
Para os alunos, interesse pessoal e oferta de vagas no mercado de trabalho determinaram a escolha do curso. É o caso de Bruce dos Santos Albino, 16 anos, que afirma identificar-se com a área de administração. “Nossa cidade é carente com respeito a profissionais na área de departamento pessoal e recursos humanos”.
Já Lucas Souza dos Santos, 16, optou pelo curso de panificação – área que, segundo ele, precisa crescer. “Apucarana é a cidade do boné, mas precisa desenvolver melhor outras áreas “. Companheiro de curso, Tiago Gonçalves dos Santos, 17 , também quer seguir a profissão. “É uma coisa que gosto de fazer e pretendo entrar no mercado de trabalho com a profissão de padeiro”, diz.
O PROGRAMA – O Consórcio Social da Juventude integra o Programa Primeiro Emprego, do governo federal . Em Apucarana, o projeto conta com apoio da Prefeitura, ONG Mude o Mundo, YES Brasil e do deputado federal Alex Canziani (PTB), presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Educação Profissional do Congresso Nacional.
Na região, o projeto também é desenvolvido em Londrina e Arapongas, envolvendo cerca de 700 jovens no total, incluindo Apucarana.
(COM TRIBUNA DO NORTE)