Consórcio começa aula prática em Apucarana

AssCom Alex Canziani
1 de junho de 2006 - 11:10 h

Após pouco mais de dois meses de instrução teórica, os 158 jovens estudantes de baixa renda que participam do Consórcio Social da Juventude “Vida Nova”, de Apucarana, iniciaram esta semana o período de aulas práticas.

Cada um pôde escolar uma entre as várias vertentes profissionais oferecidas. Serão 200 horas de aulas práticas em complemento à mesma carga horária de aulas teóricas – português, matemática, informática e atendimento ao público.

O Consórcio atende jovens com idade entre 16 e 24 anos que nunca tiveram um emprego com carteira assinada e que participam da iniciativa a fim de obter capacitação profissional e, por conseqüência, mais e melhores oportunidades de trabalho, emprego e renda.

Na lista de opções estão os cursos de beleza estética e panificação desenvolvidos pelo Centro para o Resgate à Vida Esperança (Cepes), auxiliar administrativo em recursos humanos pelo EDHUCA, além de três cursos ofertados pela A.FACHISA: confecção de bonés e costura em couro (Escola da Oportunidade) e auxiliar administrativo com ênfase em supermercados (Departamento de Tecnologia e Ensino Superior – sede do Consórcio).

De olho no mercado de trabalho
Para os alunos, interesse pessoal e oferta de vagas no mercado de trabalho determinaram a escolha do curso. É o caso de Bruce dos Santos Albino, 16 anos, que afirma identificar-se com a área de administração. “Nossa cidade é carente com respeito a profissionais na área de departamento pessoal e recursos humanos”.

Já Lucas Souza dos Santos, 16, optou pelo curso de panificação – área que, segundo ele, precisa crescer. “Apucarana é a cidade do boné, mas precisa desenvolver melhor outras áreas “. Companheiro de curso, Tiago Gonçalves dos Santos, 17 , também quer seguir a profissão. “É uma coisa que gosto de fazer e pretendo entrar no mercado de trabalho com a profissão de padeiro”, diz.

O PROGRAMA – O Consórcio Social da Juventude integra o Programa Primeiro Emprego, do governo federal . Em Apucarana, o projeto conta com apoio da Prefeitura, ONG Mude o Mundo, YES Brasil e do deputado federal Alex Canziani (PTB), presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Educação Profissional do Congresso Nacional.

Na região, o projeto também é desenvolvido em Londrina e Arapongas, envolvendo cerca de 700 jovens no total, incluindo Apucarana.

(COM TRIBUNA DO NORTE)