Área econômica não reconhece agricultura

AssCom Alex Canziani
17 de Maio de 2006 - 10:09 h

O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, reconhece a existência de uma crise sem precedentes no setor e se compromete a intensificar os esforços federais para debelar o problema. A declaração do ministro aconteceu durante audiência pública realizada terça-feira (16) na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados.

Para o deputado federal Alex Canziani (PTB), que participou da audiência, o Governo não está olhando o campo da forma que a área merece: “A agricultura vive a sua maior crise e a área econômica [do Governo] não tem dado a importância necessária para o agronegócio”.

Canziani manifestou-se durante entrevista concedida em Brasília, após a reunião da Comissão.

“Precisamos de crédito, da dilação das dívidas dos agropecuaristas e do estabelecimento de preços mínimos”, sugeriu o parlamentar paranaense.

DESVALORIZAÇÃO – Na audiência, representantes dos agricultores disseram que a desvalorização do dólar prejudicou o setor. Produtores rurais de todo o País, com apoio de governadores de 10 estados e da governadora do Distrito Federal, Maria de Lourdes Abadia, cobraram do governo federal medidas urgentes para reverter a crise no campo.

A reunião evidenciou o rompimento das maiores entidades ruralistas do País com o Governo federal por causa da demora na tomada de medidas para compensar as perdas do setor com a desvalorização do dólar.

Rodrigues pediu paciência aos ruralistas. “Tenho alimentado esperanças de que as coisas vão avançar”. Ele informou que o Governo “tem clareza” da gravidade da situação e vai tomar “medidas estruturantes” adequadas para combater a crise.

(COM AGÊNCIA CÂMARA)