Alex trata de comércio com chineses

O embaixador extraordinário e plenipotenciário da República Popular da China, Jiang Yuande, recebeu recentemente o deputado federal Alex Canziani (PTB) para um jantar especial oferecido na sede da representação diplomática chinesa em Brasília.
Na ocasião, Canziani foi atendido também por membros do corpo diplomático chinês, com quem aproveitou para tratar de diferentes assuntos sobre o comércio bilateral e o desenvolvimento social e econômico entre os dois países.
“A China e os chineses têm muito a nos ensinar”, avalia o parlamentar.
O “gigante asiático” avança na economia global. A China ultrapassou a França e a Inglaterra e assumiu a quarta colocação entre as maiores economias do mundo, atrás de Estados Unidos, Japão e Alemanha.
A economia chinesa cresceu quase 10% em 2005 e atingiu um PIB de mais de 2 trilhões de dólares. A expectativa para este ano é que o crescimento continue neste nível, o que deixará o país perto da Alemanha, cujo PIB está em torno de 2,8 trilhões de dólares.
O gigante asiático foi o que mais cresceu nos últimos 25 anos e representa uma “ameaça” ao setor industrial de todo o mundo por conseguir produzir bens altamente competitivos devido à mão-de-obra barata e ao câmbio desvalorizado.
“Por isso acredito que o Brasil tem a aprender, inclusive do ponto de vista cultural, já que estamos tratando de uma nação milenar”, destaca Alex Canziani.