Haddad vem ao PR para anunciar programas

O ministro da Educação, Fernando Haddad, deverá estar no Norte do Paraná para conhecer projetos e programas educacionais realizados no Estado. A data ainda não foi marcada, mas deverá acontecer ainda este semestre. Na ocasião, o ministro deverá aproveitar para anunciar novos investimentos na área.
A informação é do deputado federal Alex Canziani (PTB), que esteve ontem com Haddad participando da abertura do Encontro Nacional das Entidades Executoras do Programa de Expansão da Educação Profissional (Proep), que acontece até esta quinta-feira (16) em Brasília.
“Teremos boas novidades na área educacional, inclusive para Apucarana”, disse Canziani, que participou do evento como presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Educação Profissional do Congresso Nacional. O parlamentar, entretanto, não adiantou o assunto e prefere deixar o anúncio para o Ministério.
Canziani disse ainda que as ações da Pasta no segmento da educação profissional também deverão ser incrementadas ainda este ano, principalmente através do Programa de Expansão da Educação Profissional (Proep), que no caso de Apucarana já financiou boa parte dos recursos do Centro Moda, viabilizado através da articulação do deputado.
ENCONTRO – O Proep é um dos principais “carros-chefes” dos programas de educação profissional do Ministério. As entidades convenientes do programa, executado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC), estão reunidos no Bay Park Resort Hotel, em Brasília, justamente para trocar informações, fazer um balanço e traçar novas diretrizes a serem aplicadas em 2006 que promovam a melhoria da gestão do programa.
Participaram da abertura, além de Haddad e de Canziani, o secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Eliezer Pacheco; o presidente do FNDE, José Henrique Paim Fernandes; o diretor de Programas Especiais do FNDE, Leopoldo Jorge Alves Júnior; e o representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no Brasil, Waldemar Wirsig, instituição que repassa os recursos financiados do Proep ao Governo federal.
O programa tem investimento previsto de R$ 236 milhões este ano. A meta é concluir 234 convênios para construção, reforma ou ampliação de escolas profissionalizantes no país.
Até o fim do primeiro semestre pretende-se concluir 45 convênios. Outros 189 devem estar encerrados até o fim do ano.