Segunda começa Consórcio na região

O início das aulas do Consórcio Social da Juventude “Vida Nova” seránesta segunda, dia 13 de março, a partir das 7h30, nos três municípios de abrangência do projeto: Arapongas, Apucarana e Londrina. Os 700 jovens participantes começam as aulas do primeiro módulo com noções de informática, educação ambiental, apoio à elevação da escolaridade, ética e cidadania, valores humanos, cooperativismo e economia solidária, num total de 200 horas aula.
Em Londrina as aulas serão na Fundação do Ensino Técnico de Londrina (Funtel – rua alagoas, 2001), com cinco turmas de 40 alunos cada de manhã e cinco à tard em Apucarana, as aulas serão no antigo Fórum, hoje Departamento de Tecnologia e Ensino Superior (Praça Rui Barbosa, nº 12), com duas turmas de manhã e duas a tard e em Arapongas, na sede da guarda mirim (Rua Coroíra, 318), também com duas turmas de manhã e duas à tarde. O projeto conta com o apoio da Delegacia Regional do Trabalho e a entidade âncora e gerenciadora é a Funtel, cuja participação foi viabilizada através do empenho do deputado federal Alex Canziani (PTB), presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Educação Profissional do Congresso Nacional.
SEGUNDO MÓDULO – O Consórcio Social da Juventude “Vida Nova” capacitará 400 jovens em Londrina, 150 em Arapongas e 150 em Apucarana através de 400 horas/aulas de qualificação. Além do bloco que se inicia segunda,as outras 200 horas ficarão para a qualificação profissional, fazendo parte do segundo módulo do programa do projeto.
O jovens triados para o projeto têm entre 16 e 24 anos, estão em “condição de primeiro emprego” – nunca foram registrados nem trabalharam. Outra exigência para participação no Consórcio da Juventude é estar cursando o ensino fundamental ou médio ou ainda concluído o médio. A renda mensal por pessoa na família não pode ultrapassar a meio salário mínimo. O jovens receberão uma bolsa-auxílio de R$150,00 por mês.
O Consórcio é uma das ações do Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego, do Ministério do Trabalho e Emprego. “Seu objetivo é propiciar a inclusão social e profissional da juventude com maior vulnerabilidade social”, destaca o deputado Alex Canziani.