Fundep deve ser mais discutido, diz Alex

Durante a audiência pública que se realiza na Comissão de Educação (CE), o presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Educação Profissional, deputado Alex Canziani (PTB-PR), disse que a forma de captação de recursos para o Fundo de Desenvolvimento do Ensino Profissional e Qualificação do Trabalhador (Fundep) deve ser amplamente discutida.
O parlamentar foi um dos convidados do encontro realizado hoje de manhã na Comissão de Educação do Senado Federal para instruir o projeto de lei, do senador Paulo Paim (PT-RS), que propõe a instituição do Fundo de Desenvolvimento do Ensino Profissional e Qualificação do Trabalhador (Fundep).
Na opinião de Canziani, muitos dos cursos oferecidos com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) nem sempre inserem os jovens no mercado de trabalho. Canziani disse que esses recursos poderiam ser aplicados de modo mais eficiente pelo Fundep.
Já o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Eliezer Pacheco, sugeriu que os recursos destinados ao fundo devem ser captados diretamente em fontes primárias.
Para o secretário, essa medida evitaria problemas políticos com as entidades, que, na sua opinião, também lutam por recursos. Segundo o projeto, os recursos seriam retirados, entre outras fontes, do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
ESCOLAS PODEM AUMENTAR – Durante audiência, o secretário Eliezer Pacheco afirmou que o Governo pretende aumentar para 202 o número de escolas técnicas em todo o país durante este ano. Ele disse que o próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva é um entusiasta e defensor do tema.
Atualmente o Brasil possui 142 escolas técnicas, o que ele considera um número muito pequeno para as dimensões territoriais e para o tamanho da população do país. O secretário disse que o Canadá – com uma população bem menor do que a do Brasil – possui mais de 900 escolas técnicas.
Para o vice-presidente da Comissão de Educação, senador Augusto Botelho (PDT-RR), que coordenou a audiência, as escolas técnicas podem contribuir para a diminuição das diferenças regionais no país.