Governo lança peixes em Cambé

AssCom Alex Canziani
14 de Fevereiro de 2006 - 17:17 h

O vice-governador e secretário estadual de Agricultura, Orlando Pessuti, e o prefeito Adelino Margonar, acompanhados de representantes das secretarias de Estado do Meio Ambiente e de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, lançaram aproximadamente 5 mil peixes juvenis no Ribeirão Barra Grande, na zona rural norte de Cambé, nesta sexta-feira. É o projeto de Reposição do Estoque Pesqueiro dos Rios Paranaenses, que prevê o lançamento em todo o Estado de mais 14 milhões de peixes até o final do ano.

Antes de ir ao Barra Grande, a comitiva apresentou o projeto no Salão Social do KM-9, para produtores e moradores do bairro rural. O prefeito Adelino Margonar agradeceu a todos, especialmente ao governador Roberto Requião, ao vice Pessuti e aos secretários de Estado pela realização de uma das etapas do projeto em Cambé. E apresentou uma reivindicação: o asfaltamento do trecho entre o KM-12 e a cidade de Prado Ferreira.

Pessuti prometeu empenhar-se para atender a mais este pleito de Cambé e região. “Retornando à Capital, vamos nos reunir com o secretário de Transportes, Waldir Pugliesi, e estudar a viabilidade do asfaltamento até Prado Ferreira”, disse o vice-governador e secretário de Agricultura, lembrando o passado de sua família em Cambé, para onde seus pais migraram na década dos 40, logo após o casamento no interior de São Paulo.

Depois de pedir o asfaltamento, o prefeito Adelino retornou ao projeto de repovoamento dos rios do Paraná e destacou a importância de se respeitar o período da piracema – de novembro a fevereiro, quando é proibida a pesca exatamente para permitir a reprodução e crescimento dos peixes. “O repovoamento de peixes é muito importante, mas só vai produzir os efeitos desejados se houver respeito e ninguém pescar ilegalmente no período da piracema”, enfatizou Margonar.

O diretor de Sistema de Saúde do Paraná, o ex-prefeito cambeense Gilberto Martin, que representou o secretário de Saúde, Cláudio Xavier, disse que todas as iniciativas de cuidado e melhoria do ambiente representam também ações de saúde. “O equilíbrio do ambiente reflete na saúde e na qualidade de vida de todos.”

Lembrando manchetes de jornais de todo o mundo, dando conta do aumento da temperatura média do planeta, o deputado Alex Canziani também destacou a importância do projeto. “É necessária a união de todos, população e autoridades, para que possamos cuidar do ambiente e garantir a vida no planeta.”

O Projeto de Reposição do Estoque Pesqueiro dos Rios Paranaenses prossegue em Cambé. Em datas ainda não definidas, haverá lançamento de peixes em outros córregos e rios do município, até atingir a quota de 150 mil unidades.

(Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Cambé)