Especialista fala da Universidade Aberta

AssCom Alex Canziani
14 de Fevereiro de 2006 - 13:24 h

O secretário de Educação à Distância do Ministério da Educação, Ronaldo Mota, estará em Londrina nesta sexta-feira, às 8h30, para participar de um Café da Manhã, no Comfort Suítes, com secretários municipais da região e diretores de órgãos da educação, ocasião em que falará sobre os cursos à distância realizados por meio do projeto denominado “Universidade Aberta do Brasil (UAB)”, vinculado ao Ministério. Mota faz a palestra a convite do deputado federal Alex Canziani, presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Educação Profissional do Congresso Nacional.

EXPANSÃO – A UAB resulta de políticas públicas do Ministério da Educação para a expansão do ensino superior no país. Foi um projeto elaborado no Fórum das Estatais pela Educação, com participação da Associação dos Docentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

A idéia é levar ensino superior público e gratuito, através da Internet e videoconferências, a regiões distantes dos grandes centros urbanos.

Os municípios, aliás, podem apresentar propostas para a implantação de pólos de apoio presencial para a realização do curso. Nesta primeira etapa, a UAB será formada a partir da adesão voluntária das 55 universidades federais, além do conjunto de Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets), articulados e integrados com a rede de pólos de apoio presencial dos municípios e Estados.