Alex comemora criação de novos Cefets

AssCom Alex Canziani
16 de Janeiro de 2006 - 14:39 h

Ao cumprimentar o Congresso Nacional e o Poder Executivo pela aprovação e ampliação do sistema federal de ensino profissionalizante, o deputado Alex Canziani (PTB) comemorou a criação de 25 novos centros federais de educação tecnológica (Cefets), por meio da Lei 11.195/05. Canziani destacou a importância do trabalho desenvolvido pela Frente Parlamentar de Defesa da Educação Profissional durante a tramitação da matéria nas duas Casas do Congresso Nacional. “O empenho e os esforços dos senhores foram de fundamental importância para a votação e aprovação do projeto”, agradeceu o parlamentar, que foi relator da matéria na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara.

O deputado também comemorou a aprovação da Lei 11.184/05, que transformou o Centro Federal de Educação Tecnológica do Estado do Paraná em Universidade Tecnológica. Segundo Canziani, o primeiro caso de transformação dessa natureza representa “o reconhecimento da maturidade da instituição, de seu pioneirismo e de sua excelência da área tecnológica.”

Com seis campi no estado do Paraná, nas cidades de Curitiba, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Medianeira, Pato Branco e Ponta Grossa, a instituição surgiu em 1910, como Escola de Aprendizes Artífices. Em 1978, a instituição foi transformada no Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná, passando a manter cursos de graduação e, em seguida, iniciar programas de pós-graduação.

Para Canziani, a Universidade Tecnológica criada no Paraná é um “modelo de modernidade educacional no sistema brasileiro de educação superior”. Em sua opinião, a transformação foi resultado de um esforço coletivo que comprova as possibilidades de manutenção e desenvolvimento de instituições de ensino, pesquisa e extensão capazes de acompanhar a evolução da sociedade e de atendimento às necessidades nos campos tecnológicos mais sofisticados.

Para Canziani, a concretização do plano de expansão da rede federal de educação tecnológica, mediante a criação, em 2007, dos novos 25 Cefets, terá impacto imediato na geração de emprego e criação de novas vagas. O deputado citou os cálculos do Conselho Nacional dos Dirigentes do Centros Federais de Educação Tecnológica (Concefet), segundo os quais “será criada uma demanda de, pelo menos, 1.893 cargos de professores e, aproximadamente, mil cargos de servidores técnico-administrativos”. No total, serão beneficiados entre 26 mil e 30 mil estudantes com as novas unidades educacionais.