Ministro assina convênio para UTI

AssCom Alex Canziani
14 de dezembro de 2005 - 12:00 h

O Governo federal, através do Ministério da Saúde, está liberando R$ 1.515.834,00 para a construção de uma Unidade para Tratamento Intensivo (UTI) de adultos na Santa Casa de Cambé. O convênio para o repasse foi assinado terça-feira de manhã, dia 13, durante solenidade realizada em Curitiba com a presença do ministro da Saúde, Saraiva Felipe. Também participaram o deputado federal Alex Canziani (PTB), o presidente do Conselho Diretor da instituição, Antônio de Alencar; a diretora-geral Izabel Aparecida da Silva; o prefeito Adelino Margonar (PMDB), o diretor de Sistemas de Saúde do Governo do Estado, Gilberto Martin; secretários municipais, vereadores e demais lideranças de Cambé.

A UTI é uma necessidade de mais de 20 anos da Santa Casa, que já está construindo um anexo para abrigar dez leitos exclusivos para a nova Unidade. No próximo ano, quando ficar pronta e começar a funcionar, o hospital estará contribuindo para aliviar a demanda regional, que acaba se concentrando principalmente nos estabelecimentos hospitalares de Londrina.

A viabilização dos recursos federais para a obra contou com a participação do deputado Canziani: “Há muito tempo estamos trabalhando para conseguir, e agora finalmente o Ministério está nos atendendo”, comemora o parlamentar. “A comunidade da região será a maior beneficiada.” O prefeito Adelino Margonar também comemora: “Estamos ganhando um presente de Papai Noel”.

Além do Ministério da Saúde, a obra vai contar com a participação do Governo do Estado, que deverá se responsabilizar pela montagem de oito dos dez leitos. “Estaremos colocando todos os equipamentos necessários”, garantiu Martin, ex-prefeito da cidade. A diretora Izabel Silva conta com o apoio da comunidade para equipar as duas unidades restantes. “Vamos conseguir essa ajuda”, espera a diretora.

A UTI vai funcionar num anexo que já está sendo construído no hospital. No local também haverá um novo centro cirúrgico e serviços de apoio.