UTF de Londrina será na Região Leste

A unidade londrinense da Universidade Tecnológica Federal (UTF), o antigo Cefet, deve ser instalada em um terreno de 72,6 mil metros quadrados, localizado na Estrada dos Pioneiros, Região Leste da cidade. O anúncio foi feito ontem à tarde pelo vice-prefeito Luís Fernando Pinto Dias. Com a compra do terreno, que pertence atualmente a uma família de pioneiros, e as obras de infra-estrutura, a prefeitura espera gastar cerca de R$ 1,5 milhão. De acordo com o vice-prefeito, a proposta de doação deve ser encaminhada ao legislativo no próximo mês.
Após a confirmação do projeto, o município cogitou como primeira alternativa a implantação da instituição nos barracões do antigo Instituto Brasileiro do Café (IBC). A reitoria da UTF, além de recusar a sugestão, alegando que não haveria espaço para expansão, pediu uma área de 100 mil metros quadrados. De acordo com o vice-prefeito, os diretores da instituição já foram consultados sobre a nova opção e teriam aprovado sem ressalvas. ‘Com esse terreno contemplamos uma das preocupações da reitoria, que era espaço para futuras instalações. A instituição terá a oportunidade de planejar seu crescimento ao longo dos anos’, argumentou o vice-prefeito.
Outro atrativo do terreno, dentro dos critérios utilizados pela prefeitura, é sua localização, perto de um eixo de desenvolvimento industrial e tecnológico idealizado pelo município. ‘Tínhamos várias opções, mas achamos essa a melhor alternativa. Queremos levar desenvolvimento e emprego para aquela região através desse eixo, e a implantação da Universidade Tecnológica seria o primeiro passo’, afirmou.
Um decreto do executivo assinado nesta semana já transformou o terreno em área de utilidade pública. Uma comissão de arquitetos e engenheiros deve concluir ainda nesta semana o levantamento de custos. ‘Essa comissão está avaliando quanto a prefeitura irá oferecer pelo terreno. Acho que no máximo em 10 dias esse trabalho estará pronto’. O terreno, localizado logo depois da antiga sede da Águas Lon-Rita, pertence à Família Delfino e é utilizado hoje na agricultura. ‘Já consultamos os proprietários através de terceiros, e tivemos a informação de que eles estão interessandos em vender’, garantiu o vice-prefeito.
A unidade de Londrina da UTF deve entrar em funcionamento somente em 2007. O vice-prefeito afirmou ontem, no entanto, que o município está disposto a antecipar esse prazo. ‘Se for necessário, podemos disponibilizar um local provisório e iniciar as atividades no segundo semestre de 2006’, afirmou. A idéia da instituição é contratar 40 professores e 105 profissionais técnicos e administrativos.
O deputado federal Alex Canziani (PTB) também articula a agilização do projeto já para o próximo ano: “Londrina e toda a região merece um campus da Universidade Tecnológica”. Canziani participou do processo de transformação do Cefet em UTF e agora trabalha pela sua instalação em Londrina.
(COM FOLHA DE LONDRINA)