Alex e Nedson visitam IBC

O deputado federal Alex Canziani (PTB) e o Prefeito de Londrina, Nedson Micheleti (PT), visitaram hoje um dos barracões do antigo Instituto Brasileiro do Café (IBC), localizados próximos do Hospital Universitário (Região Leste). O local é uma possibilidade para abrigar o futuro campus da Universidade Tecnológica Federal (UTF) – antigo Cefet. Acompanhavam os dois, o vice-prefeito Luiz Fernando Pinto Dias (PT) e o deputado estadual André Vargas (PT), além de lideranças comunitárias e jornalistas.
A área, incluindo o núcleo da Secretaria de Estado da Agricultura, tem 48.200 metros quadrados. Todo o complexo pertence à União, que, se der certo, deverá disponibilizá-lo para o Ministério da Educação instalar a UTF/Cefet.
Durante a visita, a comitiva conheceu um dos barracões onde ainda está parte do estoque regulador de café do Ministério da Agricultura. Ainda existem mais de 115 mil sacas estocadas em dois galpões, que podem ser esgotadas em trinta dias. “Depois da liberação, dá para começarmos o Cefet”, comemorou o deputado Alex Canziani.
Esta semana, Canziani e Micheleti iniciaram, em Brasília, as negociações com a Secretaria Nacional de Educação Tecnológica e com o Ministério da Agricultura: “As conversas estão caminhando bem e acho que não haverá problemas”, resumiu o prefeito.
SANÇÃO – Dia 18, o presidente Lula sancionou a Lei 11.195, que facilita a criação de novas unidades de educação profissional, entre as quais os Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefet). “Traduzindo, a nova lei dá o sinal-verde para a construção de um Cefet em Londrina, o que vai melhorar a oferta de escolas profissionalizantes”, comemora o deputado Canziani. No Norte do Paraná já existem unidades em Campo Mourão e Cornélio Procópio.
CAMPUS – O Cefet do Paraná, considerado o melhor do país, foi transformado, no mês passado, em Universidade Tecnológica Federal.
A implantação de novos Centros Federais de Educação Tecnológica em todo o país será efetivada gradativamente, mediante decreto específico e obedecendo a critérios a serem estabelecidos pelo Ministério da Educação. No caso de Londrina, porém, já existe um projeto adiantado para a instalação da unidade elaborado pela própria UTF-PR, com sede em Curitiba.