Ministério confirma Cefet em Londrina

AssCom Alex Canziani
23 de novembro de 2005 - 18:07 h

O secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Eliezer Moreira Pacheco, confirmou hoje (23/11) a instalação da Universidade Tecnológica Federal (antigo Cefet-PR) em Londrina já no próximo ano. A garantia foi dada em audiência realizada na Secretaria, da qual participaram o prefeito Nedson Micheleti (PT), o presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Educação Profissional do Congresso Nacional, deputado federal Alex Canziani (PTB), e o coordenador geral de Planejamento e Gestão da Diretoria de Programas Especiais da Secretaria, Getúlio Marques Ferreira.

Micheleti mostrou-se satisfeito com a reunião, e Canziani espera agora que o local de funcionamento seja definido em breve: “Vamos lutar para que seja num dos barracões do IBC. Já estamos trabalhando para isso”.

SANÇÃO – Sexta-feira, dia 18, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei 11.195, que facilita a criação de novas unidades de educação profissional, entre as quais os Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefet). A nova lei, que também leva a assinatura do ministro da Educação, Fernando Haddad, altera o parágrafo 5º do artigo 3º da Lei 8.948/94, que vinculava a instalação de novas unidades do gênero somente em parcerias com Estados, municípios, Distrito Federal, setor produtivo ou organizações não-governamentais. Agora, esses convênios poderão “preferencialmente” serem firmados. Isso significa que a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, onde Nedson e Canziani estiveram, pode tomar a iniciativa da obra.

“Na prática, a nova lei abre caminho para a construção de um Cefet em Londrina, o que melhora a oferta de escolas profissionalizantes”, comemora o deputado Canziani. No Norte do Paraná já existem unidades em Campo Mourão e Cornélio Procópio.

CAMPUS – O Cefet do Paraná, considerado o melhor do país, foi transformado, no mês passado, em Universidade Tecnológica Federal, o que agora implicará na instalação de um campus federal também em Londrina.

A implantação de novos Centros Federais de Educação Tecnológica em todo o país será efetivada gradativamente, mediante decreto específico para cada centro e obedecendo a critérios a serem estabelecidos pelo Ministério da Educação. No caso de Londrina, porém, já existe um projeto, do próprio Cefet/UTF-PR, para a instalação de uma unidade.