Cambé inaugura clínica odontológica

AssCom Alex Canziani
6 de outubro de 2005 - 17:41 h

 

Um dos mais movimentados eventos da gestão municipal de Cambé (2005-2008) até agora aconteceu segunda-feira, dia 3, com a inauguração do Centro de Especialidades Odontológicas de Cambé (CEOC), na região do Jardim Morumbi. O evento foi presidido pelo prefeito Adelino Margonar e secretário Municipal de Saúde, Nereu Henrique Mansano; acompanhados do diretor de Sistemas de Saúde do Estado, Gilberto Martin; e coordenador do Programa Brasil Sorridente, Gilberto Pucca, além de deputados federal e estadual, Alex Canziani (PTB) e Barbosa Neto (PDT).

“O CEOC representa o coroamento de nossos serviços odontológicos públicos, que agora passam a contar com atendimento de especialidades”, comemorou o prefeito Adelino Margonar.

Para o deputado federal Alex Canziani, a unidade será uma importante referência na área odontológica: “Este centro é uma grande conquista de Cambé, mas também é uma grande vantagem e um benefício imensurável para toda a região”.

DUAS CLÍNICAS – Instalado no Posto de Saúde 24 Horas Maria Anideje, o CEOC conta com dois consultórios odontológicos, sala de Raio-X dentário e sala de recepção, e atende das 7 da manhã às 16 horas por agendamento. A marcação das consultas é feita através do Programa Saúde da Família.

O CEOC começou a atender na última segunda-feira para dez municípios da região, tendo Cambé como município-sede. São os municípios de Bela Vista do Paraíso, Cafeara, Centenário do Sul, Guaraci, Jaguapitã, Lupionópolis, Miraselva, Pitangueiras, Prado Ferreira e Tamarana.

“Com o passar do tempo este centro vai atender um grande volume de pacientes não só de Cambé mas de toda esta região”, disse Gilberto Martin. “O Governo do Estado fez todos os projetos encaminhados ao MS, articulou os municípios, e conseguiu , ao contrário dos outros Estados, incluir os consórcios intermunicipais como partícipes do programa”, explicou. Ele destacou a sintonia entre os governos federal, estadual e municipal para o sucesso do programa na região de Cambé.

Gilberto Pucca, do Ministério da Saúde, lembrou que graças a esta união o Paraná é o Estado da federação com o maior número de centros de especialidades odontológicas no País.

PRAZOS – “Este centro tem um valor inestimável para a melhoria do padrão de saúde bucal da população de Cambé e de toda a região. Um número muito maior de problemas odontológicos passarão a ser resolvidos através do sistema público. É o coroamento da estrutura do PSF”, resume o secretário Nereu Mansano. Ele lembrou da importância de a Prefeitura ter cumprido os prazos exigidos pelo Ministério da Saúde. Até agora, apenas a Universidade Estadual de Londrina (UEL) através das clínicas de Odontologia (Centro de Ciências da Saúde) oferecia estes serviços na região.

Outra meta é assegurar o acesso progressivo das famílias residentes nas áreas de cobertura às ações desenvolvidas pelo programa. Os atendimentos do PSF são prestados na casa da família ou na própria unidade de saúde.

As especialidades previstas para atendimento no CEOC incluem periodontia (cirurgia de gengiva), endodontia (tratamento de canal), prótese (dentaduras), cirurgia (dente do siso), pacientes portadores de necessidades especiais (APAE, ILECE, e outros). Estes serviços tem financiamento do Ministério da Saúde através do Programa Brasil Sorridente tanto para implantação como manutenção. (COM ASSESSORIA DE IMPRENSA DA PREFEITURA DE CAMBÉ)