Canziani visita Escola de Fábrica

AssCom Alex Canziani
5 de outubro de 2005 - 15:57 h

O deputado federal Alex Canziani (PTB), acompanhado do prefeito de Cornélio Procópio, Amim José Hannouche (PDT), estará participando, nesta sexta-feira, dia 7, do lançamento oficial da primeira turma de Cornélio Procópio a ser beneficiada pelo programa Escola de Fábrica, do Ministério da Educação. O programa será executado nas instalações da Companhia Iguaçu de Café Solúvel, onde no começo serão beneficiados vinte alunos no curso de “Iniciação Profissional em Gestão Empresarial”. A visita das autoridades está programada para as 15 horas com a presença dos vereadores locais.
O projeto, que recebeu o apoio do deputado, foi lançado em setembro no Paraná e já começa a ser executado no Estado. Para Canziani, o Escola de Fábrica é importante para a capacitação profissional de jovens: “O Governo, com o apoio das empresas, precisa dar oportunidade para as pessoas se prepararem para o marcado de trabalho. O emprego já está difícil e sem capacitação, a situação fica ainda pior”.
CAPACITAÇÃO – O objetivo do Escola de Fábrica é capacitar jovens de baixa renda através de cursos de iniciação profissional. O diferencial do projeto é o fato de a qualificação ser oferecida dentro de fábricas, aumentando as chances de posterior contratação.
O projeto é voltado para jovens com idades entre 16 e 24 anos, com renda per capita familiar de até 1,5 salário mínimo. No Paraná, estão sendo abertos 79 cursos, beneficiando 1.605 alunos de 36 municípios. “A iniciativa deverá suprir uma lacuna existente hoje na iniciação profissional do País”, afirmou a diretora nacional do programa, Jane Bauer, que esteve recentemente em Londrina para o lançamento do programa no Paraná.
A diretora esclareceu, na ocasião, que os empresários que participam do projeto não têm que se comprometer a contratar o jovem, mas a expectativa é que em torno de 60% acabam sendo empregados.