Dez cidades desejam formar consórcio

AssCom Alex Canziani
19 de setembro de 2005 - 17:53 h

Pelo menos dez cidades do Norte do Estado manifestaram interesse em integrarem um consórcio intermunicipal para o desenvolvimento de projetos na área de educação profissionalizante. Até meados de outubro elas deverão formalizar suas intenções que, em princípio, prevêem a aquisição de três carretas cobertas e totalmente adaptadas para a realização de cursos em áreas específicas e que atendam às suas demandas. São as cidades de Assaí, Carlópolis, Ibiporã, Leópolis, Londrina, Pitangueiras, Ribeirão Claro, Santa Cecília do Pavão, Sertaneja e Tamarana.

Um encontro realizado na tarde desta segunda-feira (19), no Hotel Sumatra, em Londrina, esclareceu muitos pontos relativos ao estatuto e à própria formatação do consórcio, bem como no que diz respeito à sistemática do convênio para a aquisição dos veículos. Uma verba de R$ 1,5 milhão, a ser destinada ainda este ano através de emenda parlamentar do deputado federal Alex Canziani (PTB) junto ao Ministério de Ciência e Tecnologia, viabilizaria a compra das carretas, já prontas e montadas. O proponente do convênio seria o consórcio.

CONSULTORIA – Para a reunião, que reuniu 38 pessoas de vinte municípios, dentre os quais 13 prefeitos e representantes do Sesc, Senai e Senac de Londrina, esteve presente o consultor em Inclusão Social do Ministério da Ciência e Tecnologia, o amazonense Ruy Barbosa Corrêa (foto). Ele esclareceu as dúvidas e mostrou a viabilidade do projeto: “A formação do consórcio é uma saída para viabilizar recursos. Temos muitos exemplos deste tipo no país”. Corrêa explicou que até o final deste ano o contrato do consórcio com o Ministério deverá ser formalizado para a efetiva liberação dos recursos.

Para concretizar a formação de uma sociedade intermunicipal, através de consórcio, um projeto nesse sentido deverá ser aprovado pelas Câmaras Municipais e sancionado pelo prefeito de cada localidade. Prevê-se que até novembro este instituto intermunicipal estará implantado, inclusive com a aprovação do seu estatuto pelas cidades participantes.