Missão vai discutir Cefet no Japão

AssCom Alex Canziani
9 de setembro de 2005 - 09:31 h

O diretor de Turismo da Companhia de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Luiz Carlos Adati, embarcou ontem para o Japão, representando o prefeito Nedson Micheleti, durante a 33ª Missão Econômica da Câmara de Comércio Paraná-Brasil-Japão. No Japão, Adati vai se encontrar com representantes do Ministério da Educação e com deputados federais, para manifestar o interesse da cidade de Londrina em instalar a unidade do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet). “Vou levar as notícias de que a Prefeitura de Londrina vai doar o terreno de 20 alqueires para a instalação da instituição, e que o projeto que autoriza a contratação dos professores, técnicos e administrativos já está aprovado pela Câmara dos Deputados e tramitando no Senado Federal”, disse ontem, segundo texto do Núcleo de Comunicação da Prefeitura.

Conforme Adati, a instalação do centro exigirá um investimento de R$ 59 milhões, dos quais U$ 20 milhões (cerca de R$ 50 milhões) serão doados pelo governo do Japão. O início do funcionamento está previsto para 18 de junho de 2008, quando serão comemorados os 100 anos da imigração japonesa no Brasil e os recursos vão viabilizar a construção da unidade e o custeio dos equipamentos necessários ao seu funcionamento.

A 33ª Missão Econômica da Câmara de Comércio Paraná-Brasil-Japão será chefiada pelo ex-deputado, Antônio Ueno, presidente Câmara e será formada por 25 pessoas entre autoridades e empresários, entre eles, o deputado federal Alex Canziani (PTB).

A comitiva também vai visitar o Ministério das Relações Exteriores no Japão; órgãos governamentais como a Jica (Agência de Cooperação Internacional Japão) e Jetro (Organização Comercial Externo do Japão); a universidade Soka Gakai (BSGI); o prefeito Nishinomyia, cidade irmã de Londrina; o governador do Estado de Hyogo; as indústrias Kawasaki, Toyota e a Sony, além da Feira Internacional Ambiental de Aichi. O retorno da delegação está previsto para o dia 22 de setembro. (JORNAL DE LONDRINA)