Ministro recebe comitiva cambeense

A tão necessária e sonhada Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) de Cambé pode ser viabilizada ainda este ano. A perspectiva se abriu definitivamente essa semana, depois que a comissão liderada pelo prefeito Adelino Margonar esteve em Brasília e visitou o Ministério da Saúde. De acordo com o prefeito, a excelência do projeto apresentado pela Santa Casa facilita a liberação de R$1,5 milhão do governo federal destinado à construção da ala que abrigará a UTI.
“O ministro Saraiva Felipe e o secretário Executivo do Ministério da
Saúde, José Alencar Álvares Arantes, ficaram muito bem impressionados com o projeto da Santa Casa e as explicações apresentadas pelo doutor Gilberto Martin (diretor de Sistemas de Saúde da Secretaria Estadual de Saúde), que fez uma análise demonstrando a importância da UTI não somente para Cambé como também para toda a região e até para o Estado”, detalhou Margonar. “O projeto já tramita no Ministério da Saúde e há grande possibilidade de os recursos serem liberados ainda este ano”, acrescentou o prefeito.
DEZ LEITOS – O otimismo quanto à instalação da UTI de Cambé é reforçado pelo compromisso público assumido pelo governador Roberto Requião na visita que fez à cidade há duas semanas. O governador se comprometeu a equipar com recursos estaduais uma UTI em Cambé com capacidade para oito leitos.
Melhor ainda é que há a possibilidade de que ela tenha dez. Os outros dois leitos seriam equipados com recursos da própria cidade. Especialmente de entidades como Rotary e Lions Clube.
“A necessidade da UTI, muito bem contextualizada pelo doutor Gilberto Martin, a adequação do projeto apresentado e a gestão política do prefeito Adelino Margonar e do deputado Alex Canziani nos dão a confiança de que conseguiremos a liberação dos recursos pleiteados”, destacou a diretora-Geral da Santa Casa, Izabel Aparecida da Silva, acrescentando que “é de extrema importância o engajamento do poder público municipal e estadual na busca de recursos junto à esfera federal para a melhoria das condições e qualidade de atendimento a população cambeense, da região e do Paraná”.
NOVO CENTRO CIRÚRGICO – Ainda de acordo com a diretora-Geral da Santa Casa, além da UTI com capacidade para dez leitos, o hospital ganhará um novo Centro Cirúrgico, com seis salas. E a área hoje ocupada pelo Centro Cirúrgico vai abrir espaço para uma semi-UTI, o que tornará ainda melhor o atendimento.
“Assim, a Santa Casa de Cambé será um hospital terciário, com capacidade para fazer os tratamentos especializados hoje desenvolvidos na região apenas pelos hospitais Universitário, Evangélico e Santa Casa de Londrina”, completou a diretora-Geral da entidade. (Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Cambé)