IPPUL mostra novo Memorial do Pioneiro

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria de Cultura, apresentou hoje o novo projeto do “Memorial do Pioneiro” que será construído na Rua Maestro Egídio Camargo Amaral, próxima à Concha Acústica e última rua de paralelepípedo do centro da Cidade. Um projeto anterior, que não foi aprovado, previa a obra no Museu Histórico Padre Carlos Weiss.
O projeto apresentado hoje, desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul), prevê o fechamento daquela rua para a circulação de veículos e a instalação de 15 totens, de quatro faces. “Do total de totens, um será destinado para os representantes indígenas e o outro para os desbravadores, que chegaram em nossa cidade, entre os anos de 1924 a 1928. Nos 13 totens restantes, serão colocados os nomes dos pioneiros das décadas seguintes”, declarou Luciano Bitencourt, secretário de Cultura.
Conforme ele, o Memorial do Pioneiro vai integrar a revitalização do centro da cidade. “O Memorial terá floreiras, bancos e pisos iguais aos da praça da Bandeira; iluminação semelhante à da Biblioteca Pública e, cada totem terá no alto, obras da coleção Londrina, do artista plástico Paulo Menten”, completou.
O secretário de Cultura lembrou que o memorial além de ser uma homenagem aos pioneiros em uma rua central, de grande movimentação. Ela faz parte do quarteirão histórico, com prédios que marcaram a história da cidade, como os da Biblioteca Pública, da Secretaria de Cultura, do Correio, entre outros”, afirmou. O quarteirão histórico compreende as ruas Piauí, Souza Naves, avenida Rio de Janeiro e Alameda Manoel Ribas.
Bitencourt declarou que o Memorial dos Pioneiros instalado neste local será bastante usufruído pela população como um novo espaço de lazer, cultura e convivência, além de iniciar o processo de revitalização de outro ícone da cidade, a Concha Acústica. “Vai ficar num local nobre do centro histórico, onde circulam muitas pessoas, ou seja, vai ajudar a revitalizar o centro e vai ser visitado por muita gente”, afirmou.
Coordenado pela engenheira do Ippul, Elisa Koyama, e pelo arquiteto Fabrício Becker, na opinião do secretário, o projeto prioriza a simplicidade e a valorização do espaço urbano. “O projeto limpa a paisagem urbana e aspectos da região, como a Concha Acústica, ganham visibilidade”.
O Memorial do Pioneiro conta com recursos viabilizados pelo deputado federal Alex Canziani (PTB), que aprovou emenda ao Orçamento Geral da União (OGU) no valor de R$ 200 mil, para a construção da obra, com contrapartida de 20% do Município. (Com Assessoria de Imprensa da Prefeitura)