Portal do Oriente será destaque em julho

O jornal Paraná Shimbun, da comunidade nipo-brasileira, estará realizando o “Portal do Oriente 2005”, um festival que vai reunir arte, cultura e tecnologia dos países do Extremo Oriente como Japão, China e Coréia do Sul. O evento conta com a co-promoção do Instituto de Desenvolvimento Educacional, Social e Cultural (IDESC), e será realizado de 1º a 10 de julho no Armazém da Moda, em Londrina. O deputado federal Alex Canziani (PTB) tem sido o interlocutor da organização do evento em Brasília, especialmente na busca de parcerias que possam engrandecer a festa.
INTERESSES – Os países do Oriente têm tido grande destaque mundial nos últimos anos e recebeu atenção especial do governo brasileiro com a visita do presidente Lula à China, no ano passado, e ao Japão e Coréia do Sul, em maio deste ano. O principal atrativo é o rápido crescimento e desenvolvimento da economia chinesa, que desponta como grande mercado consumidor no cenário mundial. O Japão, por sua vez, também retomou seu crescimento econômico e, como a Coréia do Sul, vem estreitando laços econômicos com o Brasil.
Além do comércio entre os países, destaca-se a grande integração cultural entre eles com a participação da comunidade nikkei. No Japão, são mais de 260 mil brasileiros que vivem no país como dekasseguis.
Diante deste cenário, o festival “Portal do Oriente” vem promover ainda mais a integração com os países orientais, e comemorar junto a comunidade nipo-brasileira de Londrina e região os 97 anos da imigração japonesa ao Brasil.
O evento terá dez dias de festa, com apresentações culturais, shows musicais além de exposições e oficinas sobre arte oriental. O tema principal do festival será a tecnologia. Já está confirmada a presença da NEC, empresa japonesa que estará apresentando as últimas novidades tecnológicas em celulares, softwares e hardwares. Um robô montado pela Sony será uma das atrações da feira, e fará demonstração para o público.
O “Portal do Oriente” também será palco para alguns eventos paralelos que envolvem a comunidade nikkei. Durante o festival será apresentado o “Top de marcas nikkei”, o concurso “Garota Oriental” e ainda será realizado um torneio de golfe, numa grande confraternização no Londrina Golf Club.
Como não pode faltar, a gastronomia oriental também estará presente com restaurantes típicos japoneses e chineses.
(COLABOROU A ASSESSORIA DE IMPRENSA DO EVENTO – CONTINENTAL PRESS)