Projeto vai definir atrações de Natal

AssCom Alex Canziani
13 de junho de 2005 - 18:03 h

Um projeto para movimentar o Natal em Londrina já está sendo discutido pelo deputado federal Alex Canziani (PTB), pela Prefeitura de Londrina, Associação Comercial e Industrial (Acil) e outras entidades empresariais da cidade. O prefeito Nedson Micheleti recebeu hoje de manhã, no gabinete, o deputado e diversas lideranças dispostas a se envolverem num trabalho para transformar o período natalino numa grande festa cultural.

Amanhã, às 14h, no auditório da Companhia de Desenvolvimento de Londrina (Codel), uma nova reunião entre representantes da Prefeitura, Acil e outras entidades vai formar um grupo para elaborar e coordenar o projeto do Natal. “Estamos iniciando os trabalhos desde já, para podermos mobilizar toda a cidade. Com a participação de diversos segmentos da comunidade teremos tudo para realizar a festa que Londrina merece”, destacou o prefeito.

PROJETO – Segundo Nedson, a intenção é que o grupo de trabalho consiga apresentar até o fim deste mês um projeto cultural, de decoração e de atração de visitantes de todo norte do Paraná. “Percebemos que há uma motivação para fazer do Natal uma época de muita movimentação em Londrina, com shows, a cidade decorada e muitas outras atividades. A idéia é não ficar concentrado no aspecto comercial da festividade.”

O prefeito ressaltou também que o projeto deve ser custeado por todos os segmentos envolvidos. Ele pediu ao deputado Alex que interceda junto ao Ministério do Turismo na tentativa de viabilizar recursos para a execução do projeto. “O deputado Alex é do mesmo partido (PTB) do ministro do Turismo, Walfrido Mares Guia; além de atuar bastante nessa área. Temos boas chances de obter recursos federais”, afirmou o prefeito. O deputado é presidente da Frente Parlamentar para o Desenvolvimento do Turismo do Congresso Nacional.

MUITA LUZ – Segundo Canziani, Londrina merece resgatar o brilhantismo que já teve em natais passados. “Lembro da cidade com muita luz e cores que enalteciam o valor espiritual do Natal. O clima era bastante contagiante”, salientou o parlamentar, que conseguiu aprovar a Lei Municipal nº 5.618, em 1993, que criava um concurso municipal de decorações natalinas.

Ela foi sancionada pelo então prefeito Luiz Eduardo Cheida, mas ainda não chegou a ser aplicada, embora um concurso do gênero tenha sido realizado, durante alguns anos, pelo comércio local a partir de 1996.

PARTICIPAÇÕES – Além de Nedson e Alex Canziani, participaram da audiência hoje o presidente da Acil, Augusto Rapcham, e outros diretores da entidad os secretários da Cultura, Luciano Bitencourt; de Obras, Aloysio de Freitas; e do Ambiente, Cleidival Fruzeri; o presidente da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Gabriel Ribeiro de Campos; o presidente da Sercomtel, João Rezend os diretores da Sercomtel Francisco Moreno e Bernardo Pelegrini; e o diretor de Turismo da Codel, Luiz Carlos Adati.

 

(COLABOROU A ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA – N.COM)