Obras de Centro continuam em Paranaguá

As obras do Centro de Educação Profissional do Litoral do Paraná, em Paranaguá, continuam a todo vapor (foto). Com linhas arquitetônicas lembrando o formato de um navio de grande porte, a escola deve ser concluída até o meio do ano, numa área de 3.370 metros quadrados, e se transformará num centro de excelência na formação de profissionais portuários de todo o país. Lá está sendo construído o primeiro centro educacional do gênero voltado para cursos técnicos de logística portuária, informática, turismo e administração de portos.
No local funcionará cinco unidades, que estão sendo viabilizadas com mais de R$ 3 milhões do Programa de Expansão da Educação Profissional (Proep) do Ministério da Educação, obtidos pelo deputado federal Alex Canziani.
A verba obtida no Proep também servirá para a aquisição e instalação de equipamentos.
Além dos cursos de nível técnico, a escola também realizará cursos de pequena duração na área de qualificação profissional, especialmente para atender a grande demanda de trabalhadores avulsos.
Somente em Paranaguá são cerca de 4 mil trabalhadores portuários, mas o Centro atenderá também os profissionais de Antonina, Morretes, Pontal do Paraná, Matinhos, Caiobá, Guaratuba e Guaraqueçaba, no Litoral.
Quando começar a funcionar, a escola poderá atender, entretanto, trabalhadores e técnicos de outros portos brasileiros, inclusive de Santos, o maior de todo o Brasil.
UNIVERSIDADE DO TRABALHADOR – Esta é mais uma obra viabilizada com recursos obtidos pelo deputado. Canziani já conseguiu verbas para a construção do Centro Moda (de Apucarana), Universidade da Mobília (Arapongas), Laboratórios profissionalizantes do Colégio Castaldi (Londrina) e para reformas e aquisição de equipamentos para o Cefet de Cornélio Procópio.
A ação do parlamentar em todos esses segmentos ganhou o nome de Universidade do Trabalhador, e somam mais de R$ 15 milhões.