Turismo é desenvolvimento, diz Alex

AssCom Alex Canziani
2 de Fevereiro de 2005 - 13:15 h

O turismo pode ser a grande saída econômica e um fator preponderante para o desenvolvimento social no país. É o que pensa o deputado federal Alex Canziani (PTB-PR), presidente da Frente Parlamentar para o Desenvolvimento do Turismo do Congresso Nacional, que esteve recentemente participando da 25ª Feira Internacional de Turismo (Fitur), realizada em Madri. “Não tenho dúvidas de que esse é o caminho para a geração de renda, de empregos e de desenvolvimento econômico”, ressalta o parlamentar.
Canziani salienta que o turismo pode ser inserido em diferentes segmentos: “Mesmo aqueles locais que não têm praia ou montanhas podem desenvolver atrações turísticas, basta levantar as potencialidades da região e realizar um plano de aplicabilidade”. Ele cita, como exemplo, o segmento de eventos. “É uma grande fonte de renda e de receita fiscal.”
A própria Fitur, uma das maiores feiras turísticas internacionais, voltou-se para a indústria de eventos, passando a promover a cada dois anos uma rodada de negócios, que, em sua primeira edição, já contou com a participação de 145 vendedores e 243 compradores (173 internacionais e 70 espanhóis, profissionais deste mercado específico). Durante os dois dias do evento, no final de janeiro, foram realizadas 3.000 reuniões de trabalho.
OPÇÕES – Além da Fitur, o deputado Alex Canziani esteve em Londres para participar do Destinations The Travel Show. A promoção mostrou as mais variadas opções de turismo do mundo.
Aproveitando a estada na capital inglesa, Canziani teve uma audiência com o embaixador brasileiro no Reino Unido, José Maurício de Figueiredo Bustani, para tratar de investimentos estrangeiros e particularmente do desenvolvimento do turismo no Brasil. “Existem muitas opções e vamos tratar o assunto com muita dedicação”, ressaltou.
(NA FOTO, O DEPUTADO COM O SECRETÁRIO EXECUTIVO DO MINISTÉRIO DO TURISMO, MÁRCIO FAVILLA, DURANTE A EXPOSIÇÃO DA FITUR.)