Parceria com UniFil viabilizará palestras sobre educação

AssCom Alex Canziani
6 de Março de 2014 - 22:29 h

Uma parceria entre a Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional (FPE) e o Centro Universitário Filad&eacutelfia (UniFil) possibilitará a realização regular do ciclo de palestras “Educação em Debate” em Londrina. O acordo foi selado hoje de manhã numa reunião de trabalho entre o presidente da frente, deputado Alex Canziani, e o reitor da universidade, Eleasar Ferreira. As equipes t&eacutecnicas das partes tamb&eacutem estiveram no encontro, ocorrido na sede da universidade.

Para iniciar a parceria, um calendário de eventos já está sendo elaborado para o primeiro semestre deste ano. A proposta &eacute realizar uma palestra por mês entre março e junho. At&eacute o final do semestre, por&eacutem, um calendário sequencial será montado para a realização das promoções no segundo semestre.

No ano passado, duas palestras do gênero já foram realizadas em Londrina, ambas num trabalho experimental (e bem sucedida) com a UniFil. Foram as apresentações do professor gaúcho Max Haetinger, em agosto e do professor brasiliense Vasco Moretto, em outubro.

GRATUITAS – Há dois anos o ciclo de palestras “Educação em Debate” já &eacute realizado mensalmente pela FPE, mas em Brasília. As apresentações são abertas, gratuitas e voltadas principalmente para deputados, senadores e convidados especiais, e são transmitidas ao vivo para todo o Brasil atrav&eacutes de sinal digital e analógico (parabólica) pela “TV Câmara”, que tamb&eacutem disponibiliza o sinal on-line pela internet. Desde o começo já foram realizadas 17 palestras.

A proposta &eacute realizar um formato semelhante em Londrina, sempre convidando palestrantes especializados na temática da educação. As apresentações, que aqui seriam voltadas para professores, estudantes, comunidade acadêmica e outros segmentos sociais, tamb&eacutem teriam transmissões o vivo on-line, atrav&eacutes da tecnologia disponibilizada pela UniFil. Um diferencial, por&eacutem, tamb&eacutem deverá ser disponibilizado ao público com a transmissão das palestras num sistema similar à teleconferência, com ouvintes e interessados de outras localidades reunidos em espaços físicos predeterminados em outros municípios. A transmissão será simultânea e haverá interatividade entre os diferentes públicos participantes e o palestrante. Duas experiências neste sentido aconteceram em 2013 e foram bem sucedidas.

QUALIDADE – “Nossa intenção &eacute expandir os trabalhos do ciclo, que têm sido muito bem aceitos em Brasília e em outras localidades aonde chega o sinal da tevê”, explica o presidente da frente Alex Canziani. “E uma parceria com a UniFil &eacute garantia de sucesso.” O deputado salienta ainda que o foco da promoção será sempre a educação: “Estamos numa cruzada nacional para canalizar e disseminar o máximo de informações e conhecimento possíveis. &Eacute uma forma de ajudar a melhorar a qualidade da educação”, destaca o parlamentar londrinense.

Todas as palestras do ciclo serão gratuitas e as inscrições dos ouvintes interessados deverão ser feitas exclusivamente pela internet, em endereço a ser divulgado oportunamente.

&nbsp