Sisutec cresceu 40% em relação ao ano passado

AssCom Alex Canziani
26 de Março de 2014 - 22:16 h

Mais de um milhão de inscrições de jovens que terminaram o ensino m&eacutedio foram feitas no Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Eles disputam uma das 291 mil vagas em 122 cursos t&eacutecnicos.

O governo federal investiu R$ 14 bilhões no Pronatec, que já tem 6,1 milhões de matrículas. Há cursos do Pronatec sendo oferecidos em mais de quatro mil cidades de todos os estados. A maioria do público &eacute formada por mulheres: elas preenchem seis em cada dez matrículas.

Todos os cursos do Pronatec são gratuitos e oferecidos pelos institutos federais de educação tecnológica e profissional, pelas escolas do Sistema S (Senai, Senac, Senat e Senar) e pelas escolas t&eacutecnicas estaduais. São 220 cursos t&eacutecnicos e 646 de qualificação profissional.

O presidente da Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional, deputado Alex Canziani (PTB-PR), reitera a relevância do programa de seleção unificada da educação profissional. Segundo ele, o Sisutec tem permitido um avanço considerável do ensino t&eacutecnico. “Sabemos que atualmente um curso profissionalizante de qualidade dá muito mais resultado em curto prazo do que um curso normal, principalmente quando estamos em falta de mão de obra qualificada”, salienta o deputado da educação. “O ensino t&eacutecnico &eacute um dos caminhos para alcançarmos uma educação de qualidade para todos”, destacou.