Renda familiar mensal per capita poderá ser critério para financiamento estudantil

AssCom Alex Canziani
11 de Abril de 2014 - 22:06 h

A Comissão de Educação aprovou na quarta-feira proposta que permite a utilização da renda familiar mensal per capita como crit&eacuterio para obtenção de financiamento junto ao Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies).

Atualmente, os estudantes membros de famílias cuja renda familiar bruta mensal &eacute igual ou superior a 20 salários mínimos são proibidos de pleitear empr&eacutestimo junto ao Fies.

O texto aprovado &eacute substitutivo do deputado Alex Canziani (PTB-PR) ao Projeto de Lei 6.652/13. O texto original, do deputado Jovair Arantes (PTB-GO), proibia a utilização da renda familiar mensal bruta como crit&eacuterio de exclusão para inscrição no Fies.

Para Canziani, &eacute preciso levar em conta que o custo da educação superior, nas instituições particulares, &eacute elevado para as famílias com vários dependentes. “Ademais, todos os programas do governo federal voltados para o apoio a estudantes e para transferência de renda adotam como crit&eacuterio socioeconômico a renda familiar mensal per capita.”

Tramitação – O projeto, que tramita em caráter conclusivo, ainda será analisado pela comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania.


DO BONDE.COM.BR