Usina de micropavimento começa a virar realidade na região de Astorga

AssCom Alex Canziani
25 de junho de 2014 - 08:23 h

Os problemas relacionados a asfalto em Astorga e demais município que compõem o Consórcio Intermunicipal de Infraestrutura e Desenvolvimento da Região de Astorga (CINDAST) estão com os dias contados. O processo de licitação para a compra da usina de micropavimento e equipamentos para a recuperação da malha viária está marcado para o dia 01 de julho. Serão investidos R$ R$ 1.080.837,10.

Autoridades, prefeito e representantes dos nove municípios consorciados por meio do consórcio estiveram em Astorga no dia 24 de junho para receber copias do processo de licitação. O CINDAST &eacute composto por Astorga (sede), Colorado, Miraselva, Paranacity, Santa F&eacute, Centenário do Sul, Jaguapitã, Nova Esperança e Prado Ferreira.

Segundo o prefeito Arquimedes Ziroldo (Bega), a liberação de recursos para consórcio intermunicipal &eacute in&eacutedito no Paraná e, em nível de Brasil, “são no máximo 50 grupos de municípios firmados nesse tipo de parceria”.

Idealizador do consórcio, o deputado federal Alex Canziani (PTB – foto) participou do encontro que tamb&eacutem reuniu representantes de diversos setores da comunidade astorguense e falou da importância da dedicação e empenho. “Astorga tem grandes líderes e isso faz toda a diferença para o trabalho realizado.”

Relacionado ao consórcio público, o deputado explicou que não &eacute possível apresentar emenda de valores muito altos para apenas um município, mas para municípios firmados em consórcio &eacute possível. Segundo ele, nos próximos anos vai aumentar muito o número de consórcios públicos intermunicipais, que &eacute a solução para os problemas de infraestrutura dos municípios.

AÇÕES – Já o prefeito Bega falou das ações realizadas em parceria com municípios da região, como o SAMU e o aterro sanitário regional, e explicou o funcionamento do consórcio, afirmando que a primeira emenda foi feita pelo deputado Alex Canziani. O prefeito falou tamb&eacutem dos investimentos do Governo Federal. “Vamos continuar assim, sem bandeira política. Temos uma grande bandeira chamada Astorga”, concluiu.

O professor Amir Limana, diretor do Instituto Federal do Paraná – Câmpus Londrina, assinou o termo de cessão do ônibus que será utilizado na unidade do instituto em Astorga.

Antonio Carlos falou do sucesso e do crescimento advindo do trabalho e ressaltou o trabalho do deputado em prol de Astorga. “Nós sentimos satisfação em ter você como amigo, companheiro e deputado de Astorga.”

Todos os vereadores de Astorga estiveram presentes no evento e o presidente da Câmara, S&eacutergio Daguano, falou em nome de todos os vereadores e agradeceu o deputado. “Graças ao seu empenho Astorga pode olhar para frente e ver um futuro. Hoje em Astorga vemos a união e enquanto representantes do povo vamos trabalhar com o objetivo de buscar melhorias para todos”, afirmou.

VISÃO – Representando o CINDAST, o prefeito de Centenário do Sul falou em nome dos municípios consorciados e agradeceu ao deputado pela visão moderna de administração pública na resolução dos problemas por meio de consórcio. “As dificuldades dos municípios são sempre as mesmas e a busca por resolver passa pela junção de forças e união de propostas”, ressaltou.

Estiveram presentes os prefeitos Joaquim Horácio Rodrigues (Colorado), João Marcos Ferrer (Mirasselva), Luiz Nicácio (Centenário do Sul), Gerson Zanusso (Nova Esperança), Silvio Antonio Damaceno (Prado Ferreira). A vice-prefeita Edna Santana representou Jaguapitã. O secretário Thiago Batista representou Paranacity e Santa F&eacute foi representada por Wagner Scandelai.

ASSESSORIA DE IMPRENSA/PREFEITURA DE ASTORGA