ARTIGO: A Escola, aviltada, precisa ser valorizada

Hoje no Brasil comemoramos o Dia da Escola. Não poderíamos deixar de prestar aqui uma homenagem a essa instituição tão importante para o desenvolvimento da nossa sociedade. É na Escola que depositamos nossas esperanças de um futuro mais próspero e justo para o Brasil.
Ao lado da família, a Escola é a responsável pela formação dos nossos filhos, desde a alfabetização até a qualificação profissional. Além de preparar nossos jovens no caminho do conhecimento e do trabalho, é a Escola o primeiro ambiente de convivência social dos nossos filhos e é onde a educação extrapola e se eleva à formação cultural de um povo.
A Escola não é apenas um espaço físico onde jovens e adultos ingressam para receber lições e vão embora. A verdadeira Escola reproduz uma miniatura da sociedade com todas as suas características. Ela é feita dia-a-dia pelas pessoas que trabalham e estudam nela, construindo atitudes, sentimentos, ordem e disciplina.
A função da Escola é auxiliar a família no seu papel educador, preparando futuros cidadãos responsáveis honestos e solidários, criando, com todas as suas atividades, um ambiente que favorece o convívio amigável estimulador da compreensão mútua.
A Escola precisa ser valorizada!
Mas, infelizmente, a Escola hoje tem sido sistematicamente aviltada em nosso País. A Escola vem sendo reduzida pela falta de recursos que sucateiam suas instalações e desmotivam seus principais agentes: diretores, mestres e funcionários de apoio. E como se não bastasse o desestímulo nas carreiras e no sucateamento de sua infraestrutura, as Escolas ainda são agredidas, alvos de vândalos que roubam e destroem o pouco que o esforço coletivo consegue construir.
A sociedade precisa se unir para defender a Escola de tantas agressões. Mais que isso! Precisa somar forças para fazer da Escola a prioridade número um de nossas políticas públicas.
Consciente da importância do Ensino na vida das pessoas e no futuro do País é que eu decidi me dedicar pela Educação. Hoje presido a Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional, que mobiliza as forças políticas no Congresso Nacional em defesa da Educação brasileira, na busca de um ensino de qualidade para todos.
Por intermédio da Frente, patrocinamos palestras e parcerias com entidades civis voltadas a promover o debate e a capacitar profissionais e gestores para melhorar o desempenho de programas recursos.
No Paraná, estivemos envolvidos diretamente na criação e fortalecimento da Escola, como foi o caso da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, do Instituto Federal do Paraná, do câmpus da Universidade Federal em Jandaia do Sul, de 33 centros de educação infantil no Estado, e muitas outras iniciativas.
Por isso, no Dia da Escola, quero conclamar a todos a se unir em torno da Escola de sua comunidade. A Escola que queremos deve ser um lugar maravilhoso, onde crianças, adolescentes e adultos aprendem de forma disciplinada, ética e afetiva, desenvolvendo a consciência de responsabilidade e o relacionamento humano harmonioso. Vamos, então, criar uma relação afetiva com aquele que é o espaço onde podemos construir uma sociedade melhor. A Escola é um dos nossos bens mais preciosos. Viva o Dia da Escola!
=== ALEX CANZIANI SILVEIRA é deputado federal, presidente do PTB do Paraná e da Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional.