Mãe de Deus inaugura teatro moderno em Londrina

AssCom Alex Canziani
5 de agosto de 2016 - 18:57 h

Um novo espaço cultural está nascendo em Londrina. O Colégio Mãe de Deus, que pertence ao Instituto Secular das Irmãs de Maria de Schoenstatt, inaugurou hoje de manhã um teatro moderno e de primeira linha, e em um dos espaços privilegiados da cidade, na Rua Rio de Janeiro, área central, ao lado do próprio colégio. A solenidade contou com a presença do governador Beto Richa, prefeito Alexandre Kireeff e várias outras autoridades locais e estaduais, incluindo o deputado federal Alex Canziani (PTB), que articulou em Brasília a viabilização da obra e do próprio projeto financeiro do empreendimento, através da Lei Rouanet. “Tenho orgulho de fazer parte desta história, discursou o deputado na ocasião.

O Teatro Mãe de Deus tem 457 metros quadrados e 535 poltronas. O hall mede 250 metros quadrados e pode comportar 230 pessoas. O novo auditório contempla um moderno sistema cênico, de projeção, sonorização, ar condicionado, sala de tradução, camarim, sala de imprensa e outras instalações.

A diretora do colégio, irmã Rosa Maria Rhutes, explica que “a cidade e região necessita de espaços adequados para apresentações artísticas e culturais”. Segundo dados do ‘Londrina Convention & Visitors Bureau’, a cidade perdeu cerca de R$ 115 milhões nos últimos três anos em virtude da falta de um espaço de convenções que abrigue eventos de grande porte. Ao todo seriam 35 eventos que deixaram de acontecer na cidade, que reuniriam cerca de 180 mil pessoas. “Arrojado, o Teatro Mãe de Deus representa um importante investimento cultural na cidade”.

APRESENTAÇÕES – O novo Teatro atenderá as demandas do próprio colégio Mãe de Deus e também as necessidades da comunidade em geral. O uso do colégio inclui formaturas, feira das profissões, mostras científicas, apresentações culturais e de projetos pedagógicos, ballet, dança e encenações. A comunidade da região poderá utilizá-lo também para formaturas e eventos científicos, culturais, corporativos, de agronegócios e religiosos, entre outras promoções. “O teatro poderá abrigar tanto eventos corporativos privados como culturais. Entre eles estão teatro, música, ballet, dança, orquestras, feiras, treinamentos de empresas, convenções, encontros acadêmicos e festivais internacionais”, destacou irmã Rosa Maria.

A construção desse auditório iniciou em 2000 e parou em 2007 por falta de recursos. Com o incêndio e a destruições de um importante auditório da cidade de Londrina, o Cine Teatro Ouro Verde, em 2012, a comunidade escolar e do município retomou o desejo de construir mais um espaço dedicado às artes para a cidade.