‘Rolezinho da Ciência’ ajuda desempenho escolar

AssCom Alex Canziani
5 de novembro de 2015 - 22:24 h

A novidade foi apresentada nesta quinta-feira de manhã pelo diretor do Centro de Tecnologia da Informação (CTI), Victor Mammana, no ciclo de palestras “Educação em Debate”, promovido pela Frente Parlamentar da Educação no Congresso Nacional em parceria com a Comissão de Educação da Câmara, em Brasília.

Segundo Mammana, as oficinas ensinam crianças, jovens e adultos a criar jogos, histórias animadas e outros programas. Batizadas de “Rolezinho da Ciência”, a oficina faz uma “ocupação do bem” das escolas públicas nos finais de semana com pais e alunos interessados em aprender a programar jogos de computador com a tecnologia “Scratch”. “Ensinando o jovem a fazer programação de computador ajuda no desempenho escolar, estimula interesse em matemática e ciências”, explica Mammana.

BOLSAS – Para qualificar estudantes do Ensino Médio e formar monitores das oficinas oferecidas, o CTI distribui bolsas de iniciação científica de R$ 160,00 por mês para os alunos, de R$ 1.100,00 por mês para os tutores e de R$ 6 mil para os coordenadores das oficinas. Denominado Programa Nacional de Programadores da Escola Pública (Pronapep), o projeto pretende atender 60 mil alunos por ano até 2019, a um custo estimado em R$ 171 milhões. “É um custo relativamente baixo para um grande retorno para a Educação brasileira”, sustentou Mammana, que sugeriu aos parlamentares destinarem recursos de emendas ao Orçamento da União para o desenvolvimento do projeto em seus estados.

Por ser um programa de estímulo à inclusão digital, os interessados não precisam participar de qualquer processo de seleção e nem vão se submeter a uma competição nas oficinas. Podem participar desde crianças alfabetizadas até adolescentes e adultos de qualquer idade ou escolaridade. “A atividade ensina a criar jogos, histórias animadas e outros programas. Também ajuda você a aprender matemática, português, entre outras.”

CTI – O Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI) é uma unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Foi inaugurado em 1982 e, desde então, atua na pesquisa e no desenvolvimento em tecnologia da informação, promovendo a interação com o setor acadêmico (por meio de diversas parcerias em pesquisa), e com o setor industrial, (por meio de vários projetos de cooperação com empresas) em áreas como microeletrônica, componentes eletrônicos, sistemas, mostradores de informação, software, aplicações de TI, robótica, visão computacional, tecnologias de impressão 3D para indústria e medicina, e softwares de suporte à decisão.

SERVIÇO – No caso de menores de 18 anos de idade, é requisito para participação no curso a presença de um responsável. As inscrições podem ser feitas também por SMS: 19-99720-8256 ou pelo telefone 19-3746-6078. (Informe: Nome completo, idade, telefone para contato, nome do responsável se você tiver menos de 18 anos)

Mais informações pelo link : www.cti.gov.br/wash